Miradores

23 outubro, 2011

*Da Perda da Confiança*



Hoje me vejo incrivelmente decepcionado, preferi confiar e acreditar em alguém apesar de todos os indicativos em contrário.
Mas, frente ao ocorrido, os indicativos mostraram-se certos e minha fé e confiança infundadas provaram-se um ato de irracionalidade!

Para ilustrar o que isto pode significar, cito trecho de uma das mais impressionantes histórias de amor já narrada por uma boca mortal: Eros e Psiquê

... A noite, quando Eros descansava ao seu lado, Psique tomou coragem e aproximou a lâmpada do rosto de seu marido, esperando ver uma horrenda criatura. Para sua surpresa, o que viu porém deixou-a maravilhada. Um jovem de extrema beleza estava repousando com tamanha quietude e doçura que ela pensou em tirar a própria vida por haver dele duvidado.


Enfeitiçada por sua beleza, demorou-se admirando o deus alado. Não percebeu que havia inclinado de tal maneira a lâmpada que uma gota de óleo quente caiu sobre o ombro direito de Eros, acordando-o.

Eros olhou-a assustado, e voou pela janela do quarto, dizendo:


- "Tola Psique! É assim que retribuis meu amor? Depois de haver desobedecido as ordens de minha mãe e te tornado minha esposa, tu me julgavas um monstro e estavas disposta a cortar minha cabeça? Vai. Volta para junto de tuas irmãs, cujos conselhos pareces preferir aos meus. Não lhe imponho outro castigo, além de deixar-te para sempre. O amor não pode conviver com a suspeita."..."

in: O Livro de Ouro da Mitologia - Histórias de Deuses e Heróis - Col. A Obra-prima de Cada Autor Autor: Bulfinch, Thomas Editora: Martin Claret Edição: 1ª/2006

Mesmo havendo várias versões deste mito, ele reflete o preço que a desconfiança cobra de quem a alimenta.
Não apenas o Amor é impossível viver sem confiança, qualquer relação que envolva emoções, crenças ou algum outro teor subjetivo não sustenta-se sem o pilar de uma confiança sólida!

Não sou hipócrita de dizer que deve-se jamais mentir, ou confiar sempre e insuspeitamente; mas digo:
Se você mentir para alguém que tem carinho por você (seja seu amante, amado, amigo, pai, mãe, etc.) lembre-se que cada vez que uma mentira sua ruir, com ela ruirá um elo da corrente da confiança até o ponto em que a corrente desfazer-se-á e tudo o que restará no lugar será a mágoa, o rancor e a desconfiança!!

Ouvi uma vez que "O mal uma vez feito é para sempre. Não poderá jamais ser desfeito, e tudo que for feito após a prática do mal será apenas compensação".

Concordo com esta frase!

Dói você crer poder contar com uma pessoa e nos 45 do 2º tempo ela mostrar-se desmerecedora de sua confiança. Assim, nas pequenas coisas; nas médias e nas grandes... É uma das mais decepcionantes emoções pelo qual uma pessoa pode passar, e eu passei por ela.
Já a conhecia de antes, de outros carnavais, mas sempre dói imensamente quando você percebe que mais uma vez lhe jogam cinza em rosto, mostrando que confiança é algo que precisa ser justificado a cada novo raiar do dia e repensado a cada entardecer!


P.S.: Caso queiram ler uma das várias versões do mito de Eros e Psiquê, cliquem na imagem da corrente rompida

Um comentário:

  1. Não existe algo pior que a falta de confiança, quando ainda tens que continuar a convivência, e quando se revela mais um detalhe, por menor que seja, parece sangrar por dentro uma ferida incapaz de cicatrizar-se.
    Como disse Friedrich Nietzsche eu também
    Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te.

    ResponderExcluir